O “Cavaleiro”, o “Bobo” e o “Castelo”

Atualizado
O Coringa é conhecido como o “Príncipe do Crime”. E para tornar-se “Rei’, precisa dominar o reino da família Wayne, que é protegido pelo cavaleiro que veste preto, o “Cavaleiro Negro”, na verdade Bruce Wayne, o “príncipe” de Gotham City.
A alegoria utilizada no parágrafo anterior representa uma possível visão aplicada por Chritopher Nolan em seu "Batman - O Cavaleiro das Trevas". O "bobo da corte" fez questão de chamar a atenção já no primeiro filme - e, palhaço como é, quer mesmo é ver o circo pegando fogo. Em "Batman OCT", Gotham City transforma-se em um grande circo em chamas, num espetáculo de sadismo e sangue orquestrado pelo Coringa.
E para combater um palhaço, o herói deve ser a seriedade em pessoa. Fantasias e ornamentos que não funcionam na prática, não têm lugar em um "Batman" de Nolan. Assim, o diretor decidiu-se por forjar uma armadura para o seu "morcego cavaleiro".
Christopher Nolan considerou literalmente a alcunha e o título "Cavaleiro das Trevas". Frank Miller criou uma bela carapaça com estilo medieval para proteger o combatente do crime em sua série que imortalizou o título do filme que está por vir. Agora, a "armadura" não servirá para protegê-lo de alguma criatura extraordinária. O campo de combate de Batman é o mundo real - o mais real possível.
E por falar em campo de combate, o que dizer sobre uma das cenas exibida em alguns trailers? Nela o "Cavaleiro das Trevas" monta em seu "cavalo de aço" e "galopa", com suas "lanças" direcionadas ao horizonte, a confrontar o vilanesco palhaço. O cenário não poderia ser mais propositado: ao fundo vê-se o "castelo do Morcego", a Torre Wayne.
Q+? O terceiro personagem da "corte" do Batman
A metafórica relação entre a simbologia medieval e os icônicos personagens de "Batman" cobra a existência de uma antítese para o "Cavaleiro Negro" (o "Cavaleiro das Trevas") e não é esta o bobo da corte. Para que exista o anti-herói, é necessário que exista o bom exemplo, uma referência que possibilite comparação.
Em "Batman TDK" entra em cena o "Cavaleiro Branco", aquele"mocinho que faz coisas más", mas que eterniza a imagem do bom-moço, uma espécie de príncipe dos contos de fada, queridinho por todo o reino e amaldiçoado pelo "bobo da corte" que tal como a bruxa da Branca de Neve, sabe muito bem se disfarçar de "zelosa" senhora para poder dar cabo às suas crueldades.

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex