Superman: Dissecando a Raiva

A Warner Bros quer dar um teor adulto a suas novas produções na tentativa de repetir o sucesso de "Batman TDK". O que foi dito pelo executivo Jeff Robinov é que o tom sombrio vai permear os próximos longas ao máximo possível. "Superman - O Retorno" seria desconsiderado e o Azulão ganharia um novo começo. A MTV quis saber o que algumas personalidades nerd pensam sobre a proposta de um Superman dark e malvado e foi conversar com o cineasta Kevin Smith e os quadrinistas Jeph Loeb (Superman/Batman), Steven T. Seagle (It's a Bird...), Mark Waid (O Reino do Amanhã) e Christopher Golden (roteirista de Buffy e Hellboy).

Kevin Smith: "É preciso sempre manter Superman diferente do Batman. Se a idéia é dar um enfoque mais realista ao Superman, ok, mas não acho que seja possível transformá-lo em um personagem raivoso. Superman simboliza a esperança nas pessoas, o bem, enquanto Batman personifica nossa fome por justiça cega. Não sei se esse é o enfoque certo, mas eu apoio totalmente um recomeço pra série".

Christopher Golden: "Não é a coisa mais idiota do mundo? ´The Dark Knight´ é muito bom porque tinha todas as coisas boas de Batman condensadas no melhor filme possível. Fazer um Super-Homem sombrio e radical só porque TDK fez uma tonelada de dinheiro é incrivelmente imbecil."

Jeph Loeb: "Superman inspira esperança, já o Batman inspira medo. Uma das coisas que eu acho interessante é que o trabalho de Superman não termina, é uma batalha infindável. É sombrio? Isso eu já não sei..."

Steven T. Seagle: "Esforços heróicos são basicamente sombrios. A idéia de ter vilões implica algo ruim acontecendo a pessoas do bem. Os heróis se iluminam quando emergem de situações ruins com sucesso".

Mark Waid: "Eu prefiro entender que eles vão fazer filmes sombrios na medida em que os personagens permitam. Espero que eles percebam que Superman não é um personagem sombrio, mas isso não significa que a história não possa ser mais ameaçadora ou mais dark. O que faz Superman difícil de escrever para o século 21 é o fato dele ser um ser de esperança, que vive num mundo mais otimista do que o mundo de Batman".


BHQ+ Comenta:

A idéia da WB em recomeçar Superman é uma ameaça à continuação de Bryan Singer no projeto. É incrível pensar que um filme tão bom quanto "Superman Returns" tenha sido tão execrado pelo público em geral. Os fãs do "Superman" de Richad Donner ficaram satisfeitos, principalmente porque o novo longa se inspirou no sucesso de 1978 e veio como uma homenagem à película que redefiniu o herói nos quadrinhos. Mas quem não conheceu Christopher Reeve detestou o fato de não haver um supervilão na história e achou o adequado rosto de Brandom Routh sem sal demais.

Nem o fato de Bryan Singer ser um admirador declarado do último filho de Krypton salva o Super da atual necessidade de ação extrema e roteirização densa. Singer já disse que quer continuar com Superman e prometeu um personagem mais próximo dessa proposta "raivosa", da maneira como entendeu Mark Waid. A questão aqui é que se a Warner pressionar forte no sentido de transformar Clark Kent num Batman de Azul, só o desejo de se redimir aliado à tentativa de provar que realmente é fã do Superman podem manter Singer e equilibrar o resultado final.

Superman realmente precisa de um upgrade e até seria bom começar isso tirando-lhe a cueca-sobre-a-calça, talvez seguindo a proposta feita pela Wizard Magazine. Outra ajuda seria se inspirar na série de quadrinhos "Superman Grandes Astros" (escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely), para ter um aspecto mais moderno como referência, além de usar momentos clássicos como o ataque à ONU em "Reino do Amanhã" (co-autoria de Alex Ross e Mark Waid) para usar o toque de raiva ideal. Mais que isso, é errar novamente antes de acertar definitivamente.

4 comentários:

    É isso aí, cara!

    Tem que colocar uma pitada de rockabilly no Superman - deixá-lo espumar, fazer o topete do cara ouriçar!!!

    Tem que deixar o Superman mais Elvis Presley! Os momentos em que ele fica puto com a morte da lois Lane e corre em fúria ao redor da Terra e quando - bem lembrado, Régis - o Super estremece a sede da ONU... são momentos memoráveis!

    Ah, e um aviso. Deixar Superman mais dark não significa a presença do dedo de Tim Burton! ;-P

    Acho até que a hgerância kryptoniana pode influênciá-lo a ser mais frio e perverso, ao mesmo tempo em que as emoções humanas podem levá-lo ao desequilíbrio emocional.

    Trabalhar com essa dualidade pode ser o tiro certo!

    On domingo, setembro 07, 2008 Anônimo disse...

    APOIADÍSSIMO quando se menciona um Superman SEM A MARDITA CUECA VREMEIA.

    Inclusive cito o modelo de traje do Kon-El ou Conner Kent/Luthor, o Superman do Futuro, no arco chamado "Tomorrow Titans", que é SEM a cueca e COM o 'S' sobre fundo PRETO. Ah! O cinto é vermelho ao invés de amarelo.

    A SUNGA VERMELHA só serve pra infantilizá-lo e ridicularizá-lo frente a outros heróis como: Batman, Wolverine, Emo-Araña, Hancock, HULK, etc.

    On segunda-feira, julho 18, 2011 Anônimo disse...

    É incrível pensar que um filme tão bom quanto "Superman Returns" tenha sido tão execrado pelo público em geral. Os fãs do "Superman" de Richad Donner ficaram satisfeitos, principalmente porque o novo longa se inspirou no sucesso de 1978 e veio como uma homenagem à película que redefiniu o herói nos quadrinhos.

    NÃO É INCRÍVEL É SÓ LER, OS POSTS DEIXADOS AQUI EM QUE AS PESSOAS SE PREOCUPAM MAIS COM A CUECA DO SUPERMAN, OU SEJA O ROTÚLO É MAIS IMPORTANTE QUE A ESSÊNCIA, QUE TRISTEZA!!

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex