“Mangalizou”?! Amém!
sábado, 16 de agosto de 2008 by Anônimo
Capítulos em quadrinhos e versículos em balões? A genial idéia de transpor conteúdos didáticos para as páginas dos quadrinhos tem sido efusivamente utilizada como objeto de catequese. Afinal, não são os deuses da mitologia, os santos e outros personagens bíblicos, os primeiros super-heróis? Quando o assunto é "O Novo Testamento", temos Jesus Cristo como o primeiro “super-herói”.
A Bíblia possui um rico e vasto conteúdo, de difícil compreensão, principalmente para crianças e adolescentes. Facilitar a assimilação dos ensinamentos e doutrinas cristãs é garantia de sucesso. Está sendo lançada na 20ª Bienal do Livro de São Paulo (começou nessa quinta-feira e vai até o dia 24 deste mês) a tradução para “Holy Manga Bible” - “A Bíblia em Mangá”.
Sucesso em vários países, “A Bíblia em Mangá” é apresentada em dois volumes, “O Velho Testamento” e “O Novo Testamento”. No Brasil, o material é publicado pela Editora JBC.
Q+? Nada se cria...
Se os super-heróis resgataram aspectos das mitologias e das religiões, nada mais justo do que a religião também utilizar-se da linguagem e de aspectos marcantes dos quadrinhos e da ficção.
A imagem que ilustra este post lembra em muito a batalha entre o “Davi” Frodo e o Golias “Sauron”, de “O Senhor dos Anéis”. Além da icônica batalha entre o fraco e o forte, o Golias criado pelos artistas anglo-nigerianos Siku e Akinsiku tem aspecto sobrenatural muito semelhante ao do cruel Sauron.