A Evolução do Uniforme



Primeira Mão no Brasil!

“Preciso de um novo traje. Não estou falando de moda, sr. Fox,
mas de funcionalidade.”
“Você quer mobilidade para virar a cabeça…”

Desde que Michael Keaton atuou em “Batman”, de 1989, a principal dificuldade em convencer a audiência em relação à verossimilhança do uniforme do Morcegão era a composição de uma armadura nitidamente feita de borracha. Em “Batman Begins” isso começa a mudar com a introdução de um traje surgido a partir de protótipos de blindagens para soldados. Mas um problema persistia: a silhueta conhecida de Batman exigia uma ligação entre o a máscara e o tronco, o que sempre ocasionava problemas para os atores. O próprio Christian Bale já reclamou afirmando que o peso do uniforme o fazia ter a impressão de que precisava lutar contra seus antagonistas e contra si próprio.

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" pretende continuar a evolução iniciada em 2005 e vai introduzir um novo uniforme. A tarefa de conceber esse upgrade é da figurinista Lindy Hemming. Sob o conceito de uma roupa de guerra, o foco foi produzir uma vestimenta confortável e com maior flexibilidade, tanto para um Batman real, quanto para o ator e os dublês. As pesquisas de desenvolvimento de Hemming e sua equipe envolvem os uniformes usados por pilotos de motocross e os coletes à prova de balas e outros apetrechos de proteção usados pelo exército. “Queríamos que o novo traje do Batman fosse mais maleável, mais flexível, um equipamento que permitisse a respiração do corpo, uma espécie de armadura moderna em vez de uma simples roupa de borracha”, diz Hemming, lembrando que o neoprene sempre foi o material utilizado nessas peças.


O traje usado em "Batman Begins"

O que se obteve foi um traje composto de 110 peças separadas. Uma camada de liga de poliéster faz a base de tecido e é o mesmo tipo usado pelos fabricantes de fardas militares e de roupas de alta tecnologia, justamente por suas propriedades de permeabilidade, que facilitam a ventilação do corpo. A isso, foram adicionadas peças flexíveis à base de poliuretano, simulando uma camada de kevlar leve. Por fim, para efeito de proteção adicional, partes de fibra de carbono foram adicionados à calça do uniforme, no peito e no abdômen, desta vez dando a impressão de kevlar rígido. O visual final deriva de uma roupa de tropa de choque mas também lembra as armaduras dos antigos cavaleiros, tema que permeia o filme.


O supervisor de figurino Graham Churchyard destaca o ganho em relação ao modelo anterior: “Havia três componentes principais na roupa do Batman em 'Batman Begins', enquanto que, no novo filme, há mais de cem deles, o que evidencia a complexidade do uniforme. Além disso, todas as peças soltas tiveram de ser feitas a partir de um modelo, que foi criado em gesso. Cada pedaço, depois, teve de ser replicado dezenas de vezes para os inúmeros uniformes fabricados e usados na produção. Foi um trabalho minucioso”.

O detalhe crucial era o tão necessário movimento de pescoço, ressaltados nos pedidos específicos vindos de Nolan e de Bale: “No passado, Batman sempre teve de mexer os ombros para poder virar a cabeça, então aquele detalhe foi primordial”, afirma Christian Bale. A solução foi simplesmente separar o capuz do resto da roupa e como o uniforme tinha de parecer uma peça única e resistente, o pescoço ganhou uma proteção específica, simulando uma gola de camisa alongada. A discussão em torno disso até virou brincadeira entre Lucius Fox e Bruce Wayne no novo longa.

Agora, a evolução do bat-traje é só elogios da parte do ator principal: “Tudo ficou muito mais confortável e menos claustrofóbico do que a primeira roupa. Também me permitiu mais agilidade e possibilidades de movimentos, o que contribuiu para as cenas de ação e as seqüências de luta. Mas, ainda assim, me dava uma sensação de invencibilidade. Simplesmente funciona”, comenta Bale. Outras evoluções como um sonar tridimensional, uma capa que retrai numa mochila e quilhas projetáveis nas luvas foram adicionados e o resultado você confere em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”.

Previsão do BHQ+: Na real.

Essa concepção de um traje para a guerra urbana foi tão bem elaborada que já é possível imaginar adaptações do design final do novo uniforme do Batman aplicadas para uso das Forças Armadas em situações de combate, como já acontece com o proposto em "Homem de Ferro". É esperar para ver.


Visite o portal do filme para o Brasil e confira o trailer dublado ou legendado.
E não perca a promoção Batman TDK!
___________________________________________________

A atual fase do Cruzado Embuçado no cinema é inspirada nas clássicas HQ´s "Batman O Cavaleiro das Trevas" e "A Piada Mortal". A terceira parte tem como ponto de partida "Batman - O Longo Dia das Bruxas". Leia o quanto antes.

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex