Do Batmóvel ao Bat-Pod



“Vai querer o Bat-Pod, senhor?” “Em pleno dia, Alfred? Não é muito sutil.”

Primeira Mão no Brasil!

Lucius Fox (Morgan Freeman) é o personagem por trás de grande parte dos equipamentos usados por Batman. Isso no cinema, porque no mundo real tudo surge de uma enorme equipe de designers e engenheiros, grupo liderado pelo diretor Chrisopher Nolan, pelo desenhista de produção Nathan Crowley, a figurinista Lindy Hemming e o supervisor de efeitos especiais Chris Corbould.

O diretor comenta que a construção de um herói ainda é um fator importante no novo filme: “Com Batman Begins, precisávamos mostrar como coisas como o Batmóvel e o Bat-traje foram desenvolvidas. Ao mesmo tempo, não exploramos completamente todos os dispositivos, então, ao continuar a história, o que conseguimos fazer foi mostrar como ele se torna ainda mais tecnológico, permanecendo verossímil." A fortuna de Bruce Wayne é seu superpoder, conforme Nolan e isso dá a ele chances de embrenhar-se mais no combate ao crime de uma forma real, criando meios para isso: "Se você tem recursos financeiros infinitos e, portanto, muito poder em termos materiais, como você poderia aplicar isso na criação de alguns dispositivos surpreendentes e técnicas de combate ao crime, todas elas ainda baseadas em ciência de verdade e na lógica do mundo real?”


Em "Batman Begins", o atual Batmóvel surpreendeu como uma mistura de Lamborghini e Humvee. O Tumbler consegue combinar o poder e o manuseio de um carro esportivo com a estrutura de combate de um tanque blindado. Apoiado em seis pneus especiais, o Batmóvel pesa duas toneladas e meia e seu motor Chevy V8 5.7 e faz de zero a 100 km/h em cerca de cinco segundos. Ele pode saltar 18 metros de comprimento a até 1,8 metro de altura(daí o nome Tumbler, acrobata ou saltador em inglês). Só a turbina não é real e o pós-combustor, que imita os usados em jatos de caça, é simulado por uma bomba de ar quente e gás. Valor estimado: US$ 500 mil.

Essa "magia" precisava ser continuada e "Batman – O Cavaleiro das Trevas" apresenta um novo veículo, o Bat-Pod, uma máquina pesadamente armada e de alta potência. “É claro que teríamos o Batmóvel de volta, mas queríamos dar ao Batman algo novo, um meio de transporte muito exótico e de aparência poderosa. É um veículo de duas rodas, mas definitivamente não é uma motocicleta. O Bat-Pod é essencialmente para o mundo das motocicletas o que o Tumbler é para o mundo dos carros”, explica Nolan.


O Bat-Pod também é capaz de enfrentar todos os terrenos e fica em pé sozinho, sem precisar de suportes. Ele conta com armas em ambos os lados: canhões explosivos de 40 mm, metralhadoras calibre .50 (ponto 50) e lançadores de arpão. Mas foi um pesadelo de engenharia. O desenho original do Bat-Pod é fruto da imaginação de Crowley e Nolan. Com apenas um conceito básico na cabeça, foi na garagem de Nolan, em Los Angeles, que os dois definiram os detalhes em um modelo artesanal. Crowley recorda: “Nós concluímos, ‘Vamos tentar; vamos construí-lo em tamanho natural’. Conseguimos algumas ferramentas e montamos, (...) de qualquer coisa que pudéssemos encontrar e que fosse adequada”.

Quando o chefe da equipe de efeitos especiais, Chris Corboud, viu o que Nolan queria construir, o pânico veio à tona. Ele destaca que o desafio de construir o Tumbler voltou a assombrá-lo: “Lembro quando Chris Nolan me mostrou seu plano para o Batmóvel. Não tinha idéia de como o faríamos funcionar, embora ele tenha sido muito bem-sucedido ao final. Então, quando recebi sua ligação me pedindo para dar uma olhada em algo que ele chamava de ‘Bat-Pod’, pensei, ‘O que você inventou dessa vez?’”
Sem expressar reações e deixando Nolan e Crowley apreensivos, Corbould relata sua primeira impressão ao ver o tal modelo: “Eu fiquei estupefato! Fiquei lá silenciosamente, fingindo que estava ponderando, mas o pensamento que percorria minha cabeça era que os dois tinham que estar com um parafuso a menos! Onde eu ia colocar um trem de força? E com aquelas rodas imensas, aquela coisa poderia realmente ser guiada? Havia muitos problemas”, avaliou.


Em Londres, depois de várias tentativas e erros, o Bat-Pod estava pronto e era "surpreendentemente próximo ao modelo rudimentar que Nolan e Crowley tinham construído originalmente". Corbould acaba por levantar uma hipótese para o surgimento de um veículo tão peculiar: “O engraçado é que acho que nem Chris nem Nathan já andaram de motocicleta na vida, por isso eles estavam completamente alheios à mecânica necessária para fazer aquela coisa se mover. De certa forma foi benéfico, porque eles não estavam direcionados para uma motocicleta mais ortodoxa, mesmo que de maneira inconsciente. O fato de que eles não tinham conhecimento de mecânica ajudou-os a criar esse veículo estranho e maravilhoso”.

A grande questão é que o Bat-Pod é difícil de dominar. Para manobrá-lo, o piloto tinha que aprender a inclinar o corpo para a dianteira, quase horizontalmente, e guiar com seus cotovelos, em vez dos pulsos. A única pessoa capaz de controlar a máquina até o momento é o piloto-dublê profissional Jean-Pierre Goy, que revela qual foi a sua "atitude mental" em relação ao Bat-Pod: "Não vou pilotar outra motocicleta até terminar essa seqüência", referindo-se à primeira cena em que a moto aparece. E o supervisor de efeitos especiais Chris Corboult finaliza: "Estaria mentindo se dissesse que mesmo para ele foi fácil pilotar, mas o visual foi espetacular quando o fez, por isso valeu o esforço”.


Visite o portal do filme para o Brasil e confira o trailer dublado ou legendado.

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A atual fase do Cruzado Embuçado no cinema é inspirada nas clássicas HQ´s "Batman O Cavaleiro das Trevas" e "A Piada Mortal". A terceira parte tem como ponto de partida "Batman - O Longo Dia das Bruxas". Leia o quanto antes.


2 comentários:

    Eu andei pesquisando as dimensões do Tumbler, mas ñ encontrei informações sobre a altura do carrão, será que vc sabe onde encontrar? Parabéns pela matéria.

    Oi, Léo! Ficamos contentes com o seu inteteresse por esse assunto que tanto nos cativa.

    O Régis pesquisou encontrou estes dados sobre o "Tumbler":

    * Comprimento: 4.57 m
    * Largura: 2.84 m
    * Peso: 2300 kg
    * Aceleração: 0-100 km/h em 5.6 segundos (equivalente a um Lamborguini ou Ferrari).
    * Motor: 5.7 litros GM V8 com 500 hp (370 kW).
    * Combustível: Diesel. O "jato" na traseira é alimentado por propano.
    * Pneus: na traseira, 4 Interco "Super Swamper TSL" de 44 polegadas (1100 mm). Na dianteira 2 de 20 polegads Hoosier para terra. Altura do solo 470 mm.

    Fonte: http://www.chickslovethecar.com/Tumbler.aspx

    Realmente não encontramos referências com relação à altura... a dica que dou é fazer uma regra de três a partir do comprimento do carro, relacionando-o às dimensões apresentadas por alguma foto.

    Um grande abraço!

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