O maior "herói do cotidiano"



Sair de qualquer país latino-americano para trabalhar nos EUA não é moleza. Finalizamos a série de posts que republicam a homenagem da fotógrafa Dulce Pinzón aos trabalhadores de Nova York oriundos do México com a imagem do línder sindical José Rosendo de Jesús retratado como "El Santo".

Q+: Santo?!

A proposta de Dulce em fotografar os "heróis do cotidiano" como super-heróis chega ao clímax no momento em que a artista utiliza-se de uma importante referência mexicana para batizar uma importante força do proletariado - talvez a maior delas - que é o líder sindical.
O Santo é um personagem nascido nas lutas-livres mexicanas, por volta da década de 30 do século passado. Duas décadas depois estreou nas histórias em quadrinhos, chegando a tornar-se personagem de filmes!
Interessante é que em seu "universo", o Santo é considerado o humano mais forte da Terra. No filme "Santo Contra A invasão dos marcianos", os invasores alienígenas professam a seguinte frase:
"De agora em diante comunicaremos em Espanhol, que é a língua falada no país aonde fomos destinados, ao qual os terráqueos chamam México."
Bem, se há um herói que possa predestinar os mexicanos radicados nos EUA a uma guinada social-econômica, esse não é Obama, nem é o Zorro, é "El Santo"!

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex