HQ Argentina nas Telonas
sexta-feira, 16 de maio de 2008 by Régis Soares - Repórter
Lucrecia Martel, uma das diretoras mais citadas pelos jornais da Argentina, anunciou que vai colocar sua magia num filme baseado em uma HQ de sua terra natal. "L'Eternauta", clássico por lá, vai para o cinema:
"Estou trabalhando na adaptação. Propuseram-me e eu aceitei", disse Martel à agência France Presse. Sem muitos detalhes. Antes de assumir o longa, Lucrecia Martel (O Pântano, A Menina Santa) lança seu terceiro trabalho para as telonas, "La Mujer Sin Cabeza", no Festival de Cannes. A diretora tem no currículo prêmios nos festivais de Berlin, Havana, Sundance e São Paulo, e duas indicações à Palma de Ouro em Cannes.
Criada em 1957 para a revista Hora Cero, por Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López, a HQ em estilo sci-fi fala sobre uma invasão alienígena à Terra, que mata milhares de pessoas na cidade de Buenos Aires. Os personagens centrais, Juan Salvo e seus amigos, ficam protegidos enquanto se escondem. Quando decidem tomar uma das naves eles acidentalmente acionam um mecanismo de viagem no tempo. Agora, antes de recuperar a Terra, os jovens precisam se encontrar novamente, pois cada um foi lançado em uma dimensão temporal diferente.
Na década de 70, a série foi vista como subversiva pela ditatuda argentina pelo teor político que ganhou, mas sob a acusação de abusar de conotação e denotação sexual. O criador, Oesterheld, foi perseguido até desaparecer após sua última prisão, em 1977. A HQ ganhou muitas fases e novas histórias foram publicadas por amigos e outros autores, até 2003.
Interessante...
E como a vida imita a arte!
Pode ser que Oesterheld tenha descoberto o mecanismo de voltar no tempo.