A Joia da Alma está em Wakanda e provamos isso!

Por Pedro Pã Siruffo e Régis Soares


Dizem que lar é onde o coração está. O coração sempre foi o órgão que simboliza a alma humana e tudo que envolve sentimentos de ligação. Nós já podemos dizer que a joia da alma está onde o coração está. A busca pela joia da alma, a última gema a ser apresentada pelo universo cinemático da Marvel, poderia nos levar ao casulo de Warlock, mas não levou. Poderia justificar o poder de Hela, confirmando a teoria de que o nome de cada um dos receptáculos originais das gemas formassem o anagrama Thanos: Tesseract, Hela (?), Aeather, Necklace (ou pingente, o Olho de Agamoto), Orb, Scepter. Mas também não justificou o domínio de Hela sobre os mortos. O longa Pantera Negra estreou com potencial para revelar a última gema, mas não o fez. Mesmo assim cremos que ela está lá.

O filme Pantera Negra deixou uma impressão diferente da experiência dos outros filmes. O filme é ótimo, uma verdadeira quebra de paradigma, apresentando novos valores e conceitos, um sociedade utópica muito bem desenvolvida e mostrada em cores e texturas capazes de fazer cair o queixo e encher os olhos. Mas parece faltar algo. Não responde à pergunta de muitos fãs. Onde está a ligação mais profunda, mais intrínseca com a tão aguardada Guerra Infinita?

Apostamos que a joia da alma não está mesmo com Hela, e sim com outro deus, Hanuman. Na história de Pantera Negra sugere-se que o povo de Wakanda acredita que o deus Bast trouxe do espaço o vibranium. O povo gorila acredita que seria Hanuman o real responsável por enviar à terra o meteoro contendo vibranium, que capacitou todo o desenvolvimento tecnológico, científico e social da nação mais avançada na Terra.





Nos quadrinhos, Hanuman é referenciado com o deus da tribo do povo gorila. Na verdade, Hanuman é o nome do deus-macaco, importantíssimo na saga Ramayana e sagrado para o Hinduísmo. Essa mistura de conceitos acabou provocando que a referência ao nome nas exibições do filme Pantera Negra nos EUA fosse censurada, suprimida por um ligeiro bipe. É até provável que o nome do deus seja alterado em filmes futuros por conta disso, mas a ideia que nos interessa é a de que Hanuman seria o “portador” da joia da alma por ser a referência àquele que direcionou o dito meteoro a Wakanda. Nossa visão é à de que o coração do meteoro contenha a última joia do infinito. Por estar oculta há tantos anos, a nação do Pantera nunca atraiu o interesse de Thanos. Agora, tudo será diferente.

Um dos fronts de batalha em Guerra Infinita está em Wakanda. Não se trata de conquistar o solo com vibranium, mas o centro (coração) do meteoro que contém essa partícula tão especial, capaz de alterar a propriedade de tudo e todos ao seu redor. É o elemento que foi capaz de despertar a alma do povo de Wakanda para um nível tecnológico superior, tornando-os os primeiros humanos verdadeiramente prontos para mesclar magia com tecnologia (algo até mesmo mencionado pela irmã de Tchalla). Além de transformar o “simples” metal ferro do meteoro em vibranium, essa “joia” é capaz de melhorar tudo só seu redor, de fornecer energia, curar e fazer com que a alma de alguém entrasse em contato com outras, uma questão chave para romper o véu dimensional e entrar em contato com os antepassados. O coração de Wakanda é a joia da alma, coração com "H", "H" de "heart".

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex