A Voz de Bane: Segredo do Vilão?

The Dark Knight Rises Poster

"O que é que esse cara está falando?" Essa foi a pergunta que circulou muito nos comentários dos primeiros trailers de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Se referia ao sotaque de inglês aristocrata de Bane abafado pela máscara que o vilão usa. A falta de entendimento foi tão pungente que o trabalho de pós-produção digital do longa teve tempo dedicado a melhorar a qualidade de audio desse Darth vader moderno. Mas a principal pergunta é: Por que um sotaque de lord inglês ao invés de seguir a origem caribenha de Bane? Estaria aí o segredo do vilão? O BHQ+ já especulou corretamente sobre a associação de Bane com a liga das sombras. Agora vamos teorizar sobre aspectos mais obscuros da relação entre Bane e Batman.
Lembremos inicialmente da série impressa que tratou especificamente de mostrar a origem desse antagonista: "Batman - A Vingança de Bane" (1993), focando em mostrar que ele foi criado no ambiente hostil de uma cadeia de terceiro mundo, onde sua mãe o trouxe ao mundo, sem explicar bem o motivo de ela estar ali, apenas dizendo que foi culpada pelo crime do pai de Bane (Rei Cobra, que depois foi descoberto ser adotivo). Ali dentro, o garoto Bane acaba por ganhar uma pena pra si mesmo, quando mata um dos presos que queria usá-lo como moeda de trocas internas. Forte por natureza, foi uma cobaia de experimentos excusos do diretor da cadeia que elaborava uma versão primitiva do veneno, até que Bane ganhou poder, finge-se de morto na experiência final e foge em direção a Gotham. Bane decide ampliar seus horizontes dominando o crime em Gotham por causa de constantes pesadelos sobre morcegos, iniciados após ler uma reportagem sobre a violência sem controle na cidade e por um coma resultante de uma briga com um detento de Santa Prisca. Fica subentendido que seu passado estaria ligado ao passado dos Wayne através de sua mãe. Seria Bane irmão bastardo de Batman fruto de um caso amoroso entre Thomas wayne e a mãe do vilão?
Pois é essa abordagem que imaginamos estar presente em TDKR. É fato já declarado em Batman Begins que a família Wayne está nos Estados Unidos há cinco gerações. É fato das HQ´s que a família de Alfred segue um legado de assumir funções de mordomos e governantas nas diversas casas Wayne. E se o novo Bane for fruto de um caso entre Thomas Wayne, pai de Bruce, e uma serviçal da família de Alfred Pennyworth? Um segredo que pode ter sido ocultado pelos Pennyworth que ficaram na Inglaterra?
Esse argumento se sustenta pela força do próprio Batman. A genética de Bruce Wayne é tão boa que ele só não é um meta-humano super forte simplesmente porque não sofreu nenhum acidente com raios-gama ou num laboratório de química. Essa vantagem biológica põe o Morcego a frente de seus oponentes e faz com que ele só possa ser subjugado por um igual, alguém que compartilhasse sua carga genética, um irmão tão forte e genial quanto o próprio Bruce. Daí, Bane ser a nêmesi de Batman, pior até que o Coringa que jamais conseguiu tirar o Cruzado de ação.
Na HQ, quando é avisado de que um confronto direto com Batman seria loucura, Bane usa sua força para derrubar as paredes do Asilo Arkham e libertar os mais perigosos criminosos da cidade, entre os quais estão Coringa, Espantalho, Chapeleiro Louco, Ventríloquo, Vagalume, Grande Tubarão Branco e Zsasz. A fuga em massa do manicômio sobrecarregou Batman, levando-o à exaustão, após três meses sem descanso da empreitada de recaptura dos fugitivos, facilitando a vitória de Bane. Na minissérie "Bane of the Demon", publicada em 1998, Bane volta a Santa Prisca para interrogar o padre jesuíta que cuidou dele enquanto estava na prisão. O padre explica que, dentre quatro homens, estaria o pai de Bane: um revolucionário de Santa Prisca, um doutor americano, um mercenário inglês e um banqueiro suíço. Qual deles seria? Enquanto procurava pelo candidato suíço, Bane encontra Thalia Al Ghul, que o apresenta a Ra's Al Ghul. Este fica impressionado com Bane e o escolhe para ser seu herdeiro.
Isso já ajuda a relacionar, Ra's, Thalia, Bane e Wayne, mas outras bases para uma associação desse tipo foram lançadas várias vezes em situações similares. Na minissérie "Batman - Descanse em Paz", fica sugerido que Alfred poderia ser o pai de Bruce. Recentemente, na edição 10 de "Batman",  Thomas Wayne Jr., personagem esquecido desde os anos 1970, é um vilão, líder da organização da Corte das Corujas e é irmão mais velho de Bruce. Júnior tinha problemas psicológicos e foi internado por seu pai no Asilo para Crianças Willowood antes do nascimento do Bruce. Os pais do Bruce sempre esconderam isso e Thomas Jr. foi esquecido depois que os pais foram assassinados. Se o Bane do cinema for irmão de Batman, será apenas mais um capítulo da novela "Asas de um Morcego" (título sugerido pelo BHQ+).

The Dark Knight Rises Poster

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex