Asa ou Passarinho? Quem é John Blake?

Acompanhando o andamento da divulgação do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", conseguimos reunir mais informações que possibilitam ao BHQ+ ampliar suas previsões sobre o longa. Faremos uma série de postagens, dividindo essas previsões por temas:

Asa ou Passarinho? Quem é John Blake?


A Voz de Bane: O Segredo do Vilão?


Mulher Gato: Fiel da Balança


O Fim da Lenda: Alguém vai Morrer.

Então, vamos ao que interessa:


Asa ou Passarinho? Quem é John Blake?

Recentemente, Mark Hughes, um colaborador da Forbes, publicou sua teoria sobre o personagem John Blake, vivido por Joseph Gordon-Levitt, analisando o símbolo que ele desenha com giz no chão e associando o personagem ao herói Asa Noturna. Inicialmente, vale destacar que BHQ+ foi quem primeiro levantou a possibilidade de John Blake ser uma versão de Robin. Isso porque o diretor Christopher Nolan já havia afirmado que não existe um Robin em seu universo. Contradição? Não mesmo. O que pensamos é que não existe o garoto tutelado por Bruce Wayne, que vestiu a roupa do passarinho, mas pode existir a versão evoluída de Robin, o Asa Noturna. Mais que isso, não seria simplesmente Asa Noturna, mas uma variação dele, misturada com Azrael. Lembre-se que foi Azrael quem, nos quadrinhos, derrotou Bane antes que Bruce voltasse para enfrentar o homem que o quebrou e retomasse o posto de Homem Morcego em Gotham. Acreditamos que neste filme, Blake vai se tornar uma espécie de líder da resistência contra Bane, enquanto Batman está sumido e o Comissário Gordon está aos pedaços no hospital. Tentando manter a esperança em Gotham, coisa que Batman se tornou através de seu símbolo, Blake, com seu uniforme azul do Gotham Department of Police, se apropria de uma variação da imagem do morcego, para minar as resistências de Bane e preparar caminho para o retorno triunfante do Morcego. Seria Blake o grande líder entre os policiais qua avançam contra a tropa de Bane nas ruas dominadas pelo mal? Pensamos que sim.


Por quê John Blake é importante? Bom, voltemos ao que Bruce queria no primeiro filme: que Batman fosse algo temporário, algo necessário para mostrar a Gotham o caminho correto. No segundo filme, Batman é "o herói que Gotham precisa, não o que Gotham merece." Gotham merece um herói de cara limpa e em "O Cavaleiro das Trevas" Bruce acreditou que Harvey Dent seria esse herói, mas o destino (leia-se Coringa) evitou que isso acontecesse. Novamente Batman tem a oportunidade de encontrar seu herói e ele surge, é Blake. John Blake será o herói de cara limpa, que conduzirá Gotham para a paz definitiva. Mas onde Blake se associa com Robin ou com Asa Noturna ou mesmo com Azrael? Como Robin e Asa Noturna, John Blake pode fazer uso de um apelido que tem entre seus pares, alguma coisa relacionada a pássaros, como um codinome para se proteger. Seria o mesmo que aconteceu com o Duas Caras, como ele mesmo explicou em TDK. O detalhe comercial aqui é que, sendo então essa mistura algo que realmente aconteça, provavelmente mantendo o codinome mais famoso, a Warner Bros. acaba por ganhar um trunfo. Desde 2008 a empresa planeja fazer um filme sobre os Novos Titãs, usando justamente o personagem do Asa Noturna como centro. Sem ter que gastar muito tempo explicando a origem do Asa, sobraria mais espaço para copiar a fórmula de sucesso de "Os Vingadores", de Joss Whedom. 


Com Azrael, além do fato de ser uma oposição crescente a Bane, Blake é o Batman que usa armas, que pode até matar, algo que o Batman de verdade não faz. Se observar bem o símbolo do filme, vai perceber que ele se parece bastante com o símbolo de Azrael nas HQ´s. Aliás, o nome Azrael significa literalmente "aquele que Deus ajuda". Na cultura islâmica é tipicamente conhecido como um dos nomes do anjo da morte e sendo anjo possui asas. A história do apelido pode ocorrer também com a comparação angelical. O ponto que nos leva a pender na direção de Azrael, ao invés de Asa Noturna ou mesmo de uma mistura com Asa Noturna é o nome do personagem. John Blake é um nome que lembra mais Jean-Paul Valley (Azrael) que Dick Grayson (Robin/Asa Noturna), afinal Jean e John são traduções de João, uma em francês outra em inglês. O sobrenome Blake também é uma variante de Black, na etimologia da palavra, mostrando que ele está do lado negro da história, ou seja, do lado de Batman (Mas aqui, Asa Noturna também pode se encaixar). Em TDKR, o uniforme de guerra de John Blake nem precisa ser uma fantasia tecnológica. Tanto Asa Noturna quanto Azrael usam azul e azul é a cor da polícia de Gotham. Para ser um combatente do crime, basta colocar os equipamentos usados pela tropa de choque e espalhar o símbolo modificado do morcego com pichações em toda a cidade, como um pedido para que o herói que Gotham precisa ressurja.

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex