Vingadores: Trunfo de Jon Favreau

"Os Vingadores - The Avengers", do diretor Joss Whedon é um filme nota 10. Os aplausos por reunir com primor a equipe de heróis mais famosos da Marvel são para Whedon. Isso porque trabalhando como roteirista principal e diretor ele soube ao mesmo tempo seguir a regra hollywoodiana de fazer um filme para um público com idade mental de 10 anos, mantendo a trama simples; conseguiu dar material extra para agradar a audiência mais exigente, que espera uma história bem conduzida com personagens trabalhados no ponto certo e tiradas inteligentes; e ainda deixou feliz a parcela do público que só quer saber mesmo de ação e efeitos de computação gráfica.


Mas o BHQ+ acredita que o longa "Os Vingadores" merece ser visto como o coroamento de um esforço que só deu certo por causa da ousadia de Jon Favreau. Foi Favreau quem assumiu a responsabilidade de retirar um ótimo personagem da obscuridade e abriu caminho para outros o seguirem quando lançou "Homem de Ferro", em 2008. Se a adaptação cinematográfica do Ferroso não fosse tão boa, estaríamos assistindo a um reboot do Cabeça de Lata ao invés de esperar por "Vingadores 2".


Nos dois filmes que dirigiu, Jon Favreau trouxe Nick Fury e seu "Projeto Vingadores" à tona, fez a ligação das histórias de Homem de Ferro e Capitão América ao mostrar o escudo como um easter egg e dar o mote para que o pai de Tony Stark, Howard Stark, tivesse trabalhado no projeto do Supersoldado e dali tirado a tecnologia asgardiana para o reator de arco que movimenta a armadura de Tony. Favreau ainda colocou Tony Stark puxando a orelha do General Ross por brincar com o soro do supersoldado (foi Favreau quem dirigiu a aparição de Stark em "O Incrível Hulk"). O diretor também abriu a brecha para a ciência-magia do mundo de Thor entrar nesse contexto, com o martelo Mjolnir sendo encontrado em "Homem de Ferro 2" e desenvolveu a personagem da Viúva Negra, na pele da bela Scarlett Johansson.



Além disso tudo, Favreau criou o Agente Coulson, o homem que esteve a campo para reunir cada um dos Vingadores, que coordenou as ações do Gavião Arqueiro em "Thor" e que agora sobrevive nos quadrinhos.
Embora tenha sido convidado, Jon Favreau não se tornou o diretor de "Os Vingadores", mas deixou o argumento preparado para que o supertime ganhasse vida nas mãos de Joss Whedon. Ainda que o resultado até aqui seja mérito de uma grande equipe de produtores, roteiristas e diretores de talento ao longo de cinco filmes separados, temos certeza de que foi Jon Favreau quem nos fez esse grande favor.


Thanks Jon Favreau! We would not have the movie The Avengers without your work in Iron Man!

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex