HQ com Palavrões é Recolhida
sábado, 23 de maio de 2009 by Régis Soares - Repórter
O álbum em quadrinhos "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol", que recentemente foi alvo de críticas ao governo de São Paulo, começa a ser recolhido da bibliotecas escolares. A HQ é parte do programa Ler e Escrever, direcionado a alunos do ensino fundamental de primeira a quarta série, e gerou polêmica por conter linguagem imprópria para crianças, conforme apuração do jornal Folha de S. Paulo.
Em 2002 a publicação reuniu vários quadrinistas brasileiros para contar 11 histórias de futebol, e delas, três realmente contém impropérios. Cerca de mil exemplares foram comprados da editora Via Lettera, além de outros 818 títulos de quadrinhos e literatura.
Associação dos Cartunistas do Brasil publicou um comunicado afirmando "que as informações colocadas dessa forma na mídia podem depor contra um trabalho sério nas escolas de utilização de publicações de quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura e cultura nacional". "Fica evidente que houve um descuido de quem escolheu esse título para distribuição para o ensino básico. O que vemos é uma crucificação de um trabalho sério de artistas e da editora, muito bem conceituados, e que pode ser, sim, distribuído em universidades para o estudo do mundo do futebol e sua influência na cultura popular".