Vinte Anos de Sandman
domingo, 27 de julho de 2008 by Régis Soares - Repórter
Uma adaptação cinematográfica que figura entre as mais pedidas por fãs de graphic novels é a de "Sandman". A obra sombria de Neil Gaiman e seu personagem mais icônico, Morpheus estão prestes a comemorar 20 anos de criação. A peça começou a circular em 1988 pela DC/Vertigo e o marketing em torno disso já está ativo, com o relançamento de publicações, criação de bonecos colecionáveis e agora com um pôster comemorativo, exibido na San Diego Comic-Con.
Dos que trabalharam nas muitas reedições de "Sandman", 30 artistas se reuniram para criar a peça e cada desenhista ficou responsável por um herói ou vilão. O projeto entra em venda após a feira dos quadrinhos.
Q+? O Homem de Areia
Sandman (Morpheus) é uma misteriosa entidade ligada ao universo dos sonhos. Enquanto se relaciona com muitos personagens estranhos e ameaçadores, conhecemos suas histórias que descrevem a vida de Sonho, o governante do reinho Sonhar (exatamente o mundo dos sonhos).
Sandman (Homem de Areia, do inglês) sempre faz referência a uma figura mitológica relatada em diversas culturas. A mais lembrada e citada é a descrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, chamado Ole Lukoeje (Olavo Fecha-Olhos). Personagem de contos infantis, ele sopra areia nos olhos das crianças para que elas durmam. No Brasil, esse ser folclórico é batizado de João Pestana.