Nada se cria: Wall-E é Original?

Apesar de ser uma animação, estilo de produção imediatamente derivado dos quadrinhos, não falamos muito de "Wall-E" no BHQ+. Especialmente porque focamos as produções que se relacionam fortemente com o universo das HQ´s, particularmente as que ligam suas tramas a esse mundo mágico, o que não foi o caso do citado filme. Mas não poderíamos deixar de fazer uma comparação e aguardamos a estréia da película para levantar essa questão.
O elogiado "Wall-E" já figura como um dos melhores filmes de 2008 e certamente será um forte candidato ao Oscar, tanto por sua trama sobre o amor entre os robôs, com um apelo ecológico, quanto pela concepção artística do longa. Mas o simpático robozinho tem um aspecto familiar para todos. E não é simplesmente por que surge de projetos que a NASA colocou em Marte. A criação da Disney-Pixar lembra um outro personagem que fez enorme sucesso em 1986.


No filme "Curto Circuito", um robô chamado Número 5 foi cultuado pela audiência e pela crítica imprimindo grandes avanços em animatrônica na indústria do cinema, vencendo até um prêmio Saturn na categoria. O Número 5, ganha uma personalidade semelhante à de Wall-E depois que leva um choque de um raio e ganha sentimentos. O robô assume a identidade de Johnny Cinco e passa a ser perseguido pelo Governo, por uma empresa que quer a nova tecnologia e pelo dono que o perde pela cidade. E tem mais semelhanças. Compare os pôsteres dos dois filmes:


E que tal esse encontro de Johnny Five com o brinquedo Omnitron?


Lembra algum passeio romântico recente (ou futuro)?


"Curto-Circuito" teve uma continuação, mas hoje é uma produção obscura e cedeu o sucesso que teve nos anos 80 para "Wall-E". Aí você pensa: "Vem processo por aí..." Bom, pode ser, mas S.S. Wilson e Brent Maddock, criadores do personagem Johnny Cinco e roteiristas dos seus filmes, devem ganhar dinheiro com isso de outra forma. Em abril, eles anunciaram que escreverão um remake de "Curto Circuito" para a Dimension Films, com lançamento agendado para 2010. Segundo os dois será "similar em tom ao original, mas levará em conta a tecnologia atual". Mesmo sem uma citação judicial por plágio contra a Disney-Pixar, o velho robô vai voltar para a lembrança de todos.

Você provavelmente está interessado em ver o Número 5 em movimento. Como o trailer do primeiro filme não mostra muito dele, postamos o da continuação logo abaixo:



E antes de ir embora, que tal ver um Wall-E do mundo real?


9 comentários:

    On terça-feira, julho 01, 2008 Anônimo disse...

    pelo menos a pixar sabe fazer filme. quantos king kongs ja tivemos na história? qual realmente importa? aff
    poderia citar também um monte de filmes que não são originais, mas que usam melhor as ideias copiada do que os proprios criadores... pra quem não assistiu ao filme. saibam que ele é bom ao contrario do fracasso de ratatoille e cars, a pixar voltou a ser o que era: uma produtora de qualidade, ao contrario das produtoras shrek da vida que so souberam fazer um filma atéhj (shrek 1) e que lançam filmes a cada seis meses. estes sim são um apelo á arte. fazem filme so pra vender.

    Que fique claro. Wall-E é um filme excelente. O enredo é melhor que o de Curto-Circuito, mas faltou foi criatividade na hora de construir o simpático robozinho.

    On terça-feira, julho 01, 2008 Anônimo disse...

    hahah eu tb lembrei do "Curto-Circuito" quando vi o trailer do Wall-E

    mas ainda não assisti! =/

    On domingo, julho 06, 2008 Anônimo disse...

    Onde Cars e Ratatoille foram fracassos? Só porque não ficaram semanas seguidas em 1º lugar? Quer dizer que 300 milhões de lucro é um fracasso? Nossa... E desde quando a Pixar deixou de ser uma produtora de qualidade?

    Queria eu que existissem mais "produtoras Shrek" da vida...

    E menos idiotas com panca no mundo...

    Quanto a matéria, excelente!

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Pois e... eu ainda nao pude assitir Wall-E, mas ja vi propangas e traillers e relmente se nao e a evolucao do Johnny 5, e plagio total! Nao podemos negar....
    Nao posso julgar o filme em si pois nao sei avaliar ainda o seu conteudo, mais faltou criativadade na hora de criar esse robozinho q apesar de ser mt fofinho e praticamente a miniatura do John 5!!!
    Bom fica ai minha opiniao sobre as semelhencas e que isso nao seja considerado como uma critica ao WALL-E!!!

    A grande verdade é que "neste mundo onde nada se cria" a gente deve ter muito cuidado ao criticar uma obra pelo fato de existirem fortes referências com alguma outra.

    Existem paródias muito bem feitas. Existem "revivals", "remakes".

    E existem coisas que parecem ser totalmente originais - exatamente porque cada pecinha "plagiada" foi muito bem emendada nas outras.

    On quarta-feira, julho 16, 2008 Anônimo disse...

    Não dá pra negar!!!

    Quem viu "Johnny 5" e "Wall-E" [como eu], não tem como não ver a total reutilização da personagem, não somente no design do robô em questão, mas também, em certas cenas, que fazem mensão clara à outras de Curto circuito, cenas inteiras. Mas é inegável que Wall-E é um filme emocionante, bem produzido e inteligente, além de atual, contudo tem de ser dito que isso não muda o plágio explícito da Disney Pixar. FATO.

    Desculpe a todos, mas o Numero 5 e wall-e, não existe semelhanças, pois começa com ha história o n5 ele esta numa época atual onde os humanos ainda existe, o wall-e ele existe em um planeta onde só ele existe e mais uma baratinha que vive com ele, mas é claro isto só ocorre a 700 anos depois, pois ele sobrevive, graça sua originalidade de ter uma personalidade única.


    mas se for ver fisicamente não tem nada a ver pois o wall-e e uma caixa para reciclar o lixo e o numero 5 é um esqueleto com esteira, e também fala.

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex