Vilão da Semana: Monge de Ferro

Um Herói tecnológico precisa de um vilão tecnológico.

Codinome: Monge de Ferro (Iron Monger)
Nome Real: Obadiah Stane
Nomes Alternativos: Não há
Nomes Fictícios (apelido): Não há.
Ocupação: Empresário e CEO das Industrias Stark.
Raça: Humano
Arquiinimigo: Homem de Ferro
História: Desde criança, Obadiah Stane aprendeu a estudar seus adversários até encontrar neles uma fraqueza que lhe fosse útil. Aprimorou seu método com o xadrez e adicionou a ele técnicas de manipulação psicológica. Para vencer um garotinho numa partida, matou o cachorro do menino para que sua atenção fosse desviada do jogo.
Quando adulto, tornou-se chefe de sua empresa de armas, a Stane International, e vendia munições para Howard Stark. Quando o pai de Tony faleceu num acidente de carro, Obadiah fez uma manobra para controlar as Indústrias Stark como tutor do jovem Tony. Ao assumir a empresa, Stark descobre que Stane financiava ataques terroristas e guerras para aumentar seus lucros com as armas. Obadiah evadiu-se para o exterior onde continuou a controlar as empresas, o que levou Tony a mergulhar no álcoolismo.
Quando Tony Stark consegue comprar a Stane International e tira o controle de Obadiah, ele rouba os projetos da armadura do Homem de Ferro e junta um time de cientistas para construir o Monge de Ferro, sob o qual reergueria seu império. Fracassando várias vezes, desiste de tudo. Em uma depressão profunda, doa a armadura a um desconhecido e comete suicídio no #200 (nov. de 1985) da série gráfica. O traje do Monge de Ferro acaba em poder do exército americano. Vilão criado por Denny O´Neal e Luke McDonnell.
Poderes: Feita de um metal fictício, o Omnium Steel, possui várias armas ofensivas, incluindo repulsores e um laser disparado do peito. Turbinas magnetizadas dão capacidade de vôo subsônico.
Fraquezas ou Limitações: A armadura é parcialmente controlada por um computador, o que foi explorado por Tony Stark para desligar o traje.
Primeira aparição: Iron Man #163 (outubro de 1982)
Curiosidade: Existem cinco versões derivadas do Monge de Ferro.


No Cinema, Jeff Bridges é o Monge de Ferro.

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex