"A Marca do ZIRA" (Fã Famoso)


Ziraldo deixou sua marca na história dos quadrinhos. Mas ele não precisava ter feito uma mínima parcela do que produziu para ingressar no seleto clube de gênios do cartum. Apenas pela idealização do "Menino Maluquinho", o "Zira" já mereceria ser consagrado.

Lançado em 1980, o Menino Maluquinho tornou-se um dos maiores sucessos editoriais do Brasil. O livro migrou com sucesso para o teatro, para o cinema, para os games e, claro, para as histórias em quadrinhos.


E aí, o tempo passou. E, como todo mundo, o menino maluquinho cresceu. Cresceu e virou um cara legal! - Um cara tão legal que passou a dividir com o seu público os seus sonhos de infância, e entre esses sonhos o imaginário de ser um super-herói.

O Menino Maluquinho representa a criança que se espelha em seus heróis. Com panela na cabeça, blaser nos ombros e pose de Napoleão, o Menino Maluquinho é o retrato do jeitinho brasileiro no trato com os super-heróis. Todos temos as nossas fantasias - e as crianças sabem muito bem como vestí-las!

A idéia de super-herói foi criada em um contexto bem particular. Não é à tôa que as tentativas de criar um herói brasileiro com o mesmo molde com o que foi criado o emblemático Superman são sempre frustradas. A verdade é que não dá para criar um super-herói vestindo verde e amarelo ("azul e branco também...") e levar uma "troça" dessa a sério. Ziraldo soube adaptar os notórios heróis à nossa conjuntura como ninguém - e que belas homenagens esse faz-tudo - como ele mesmo se apresenta em seu site, Ziraldo trabalha como pintor, "cartazista", jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor - já fez aos mais clássicos ícones dos quadrinhos!

Posteriormente daremos uma atenção especial à personagem "The Supermãe". Vale mencionar as homenagens nas imagens abaixo devido à repercursão que cada um destes personagens de Ziraldo gerou na cultura brasileira:

A consagração de Ziraldo deu-se ainda antes do nascimento do "menino com a panela na cabeça" - nos anos 60 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um único autor: A Turma do Pererê. Entre as imagens supracitadas está também Julieta, outro ícone ("A Menina Maluquinha" diz tudo!) que reverencia a paixão de Ziraldo pelos super-heróis.


Mas os primeiros personagens do nobre Zira não foram Pererê e o Menino Maluquinho. Os primeiros personagens criados por Ziraldo foram exatamente... dois HERÓIS espaciais - Teleco e Tim!

A dupla de heróis foi publicada em 1953 pela revista "Era uma Vez".
Nem mesmo como publicitário Ziraldo deixou de lado a mitologia dos super-heróis. A imagem ao lado está linkada ao Rio Gay Guide, seção de um guia turístico online que está repleto de ilustrações do autor de Flicts. Mais uma vez os heróis foram escolhidos como personagens e note que os macotes são um super-herói e seu sidekick (É o Robin fazendo escola!).

O Esporte Clube Bahia, time de futebol conhecido como "Esquadrão de Aço", teve o seu mascote desenvolvido pelo mestre Zira em 1979. Data interessante - talvez não tenha sido apenas a alcunha do time a isnpiração para esse "bonequinho".

Ao lado, cartaz de Ziraldo para a 35º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Tem-se como astro o centauro, mas vale observar a cor da blusa do personagem, uma singela capa vermelha e, 0 icônico cumprimento, típico do Homem-de-Aço.

Por falar em Homem-de-Aço, este personagem parece ser o herói sobre o qual Ziraldo capturou o maior número de referências. Se Superman foi concebido por Siegel e Shuster para ser a mescla de Jesus Cristo, Zeus, Moisés e etcs., Ziraldo ousou ainda mais e criou Deus à imagem e semelhança de Superman! O personagem "todo-poderoso" foi publicado no Pasquim.

Ziraldo não só homenageia os "maiores heróis" da Terra,

mas também heróis tupiniquins como o celebrado "Gralha".


Por trabalhar com o nosso eterno sonho de ser criança, o Zira deixou sua marca em nossos corações.

2 comentários:

    Dá-lhe Zira! Gostei do Super na privada. Pela cara do Azulão, o tolosco de aço deve estar rasgando tudo! rs...

    ahhahahahahahh

    "È a útima caca de Krypton".

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex