Vilão da Semana: Duas-Caras

Já que a noite é do Batman, tivemos que optar por um de seus antagonistas.


Na visão de Don Kramer e John Kalisz

Codinome: Duas-Caras (Two-Face)
Nome Real: Harvey Dent
Nomes Alternativos: Janus
Nomes Fictícios (apelido): Não há
Ocupação: Ex-Promotor Público Distrital.
Raça: Humano
Arquiinimigo: Batman
História: Harvey Dent era um promissor promotor público que lutou - ao lado de Batman e do comissário de polícia James Gordon - contra o crime organizado que dominava a cidade de Gotham. Durante o julgamento do chefão do crime Moroni, o acusado jogou ácido no rosto de Harvey, desfigurando seu lado esquerdo. Como sempre acreditou que a Justiça era feita de "preto-no-branco", sua mente não reconheceu a nova face e se dividiu em duas.
Dent assumiu a identidade de Duas-Caras, um sociopata que usa uma moeda de prata riscada de um dos lados para dirimir suas dúvidas e conduzir seus atos. Inicialmente ele imaginou-se à serviço do Bem, mas logo assumiu atitudes criminosas. Sua personalidade homicida quase sempre supera sua voz interior consciente, um resquício do antigo Harvey.
Originalmente, era um dos muitos vilões baseados em artifícios metódicos e aplicava seus crimes sempre com base no número 2, assim: "Vou roubar o Segundo Banco Nacional de Gotham, às 2 horas da tarde, do dia 2 de fevereiro."
Recentemente, os novos roteiristas de HQ descrevem essa obsessão pela dualidade e sua tendência maníaca como resultado de de uma disordem de multipla personalidade a partir de uma história de abuso infantil.
Personagem criado por Bob Kane e Bill Finger. Bob Kane admitiu que a inspiração veio de um anúncio do ator Spencer Tracy no filme Dr. Jekyll e Mr. Hyde. O artifício da moeda foi copiado do longa Scarface, na versão de 1932.
Poderes: Não possui. Porém, a loucura o deixa muito forte. O grande conhecimento sobre execução legal o auxilia na hora de apagar rastros ou fazer uso de brechas na lei. É treinado em combate ano-a-mano.
Fraquezas ou Limitações: A obseção pela dualidade quase sempre o confunde.
Primeira aparição: Revista "Detective Comics #66" (1942)


Traço de Bruce Timm

Q+: Trívia

No filme "Batman: Eternamente", o personagem foi vivido por Tommy Lee Jones. Este aprovou a escolha de Aaron Eckhart para a versão de Christopher Nolan.

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex