Famoso Herói: "Darth" Idol

A influência da cultura pop no universo dos quadrinhos é extrema. A nova versão do Príncipe Adam para a animação He-Man já foi considerada muito "Bon Jovi". A comparação é velada, algo muito discreto para homenagear um astro que tem o símbolo do Superman tatuado no braço (link para as meninas). Bon Jovi, que é dado a criticar seus colegas de trabalho - sua última declaração polêmica foi de que "o tempo de estrelato de Axl Rose já é passado" - deve morrer de inveja dos mortais idolatrados também pelos quadrinhos.
Já é notório que "O" Lobo é filhote do Kiss. Hoje o BHQ+ apresenta mais um roqueiro "quadrinizado". Pode chamá-lo "Darth Idol", "Billy Guile", ou mesmo "Billy Drago".
Para quem não conhece muito bem o trabalho de Billy Idol (não vale saber de cor as letras dos hits "Dancing with myself", "Rebel Yell" e "Cradle of love"), a comparação estética do lorde sith Darth Maul com o ícone punk é imperceptível. Mas para aqueles que já viram o obscuro videoclipe da música "Catch my fall", sabe que essa é a comparação mais óbvia. Confira e verifique a informação que vem a seguir:



O vídeo de 1988 mostra o rosto de Billy Idol pintado da forma como viria surgir "tatuada" a face do ator Ray Park em "Guerra nas Estrelas - Episódio I - A Ameaça Fantasma", onze anos depois:
"O artista conceitual Iain McCaig criou todo o tipo de diferentes designs de elmos, tentando chegar a um visual mascarado que rivalizasse com Darth Vader. Eventualmente, adaptou um conceito que havia criado para personagens do Senado - rostos pintados e tatuados - e chegou ao visual de Darth Maul."



Faltou dizer que McCraig "eventualmente" deparou-se com a capa do single "Catch my fall" (vista no topo). Ou seria Billy Idol mais um zabrakiano?
Deixando de lado a estranha maquiagem "sith", o clichê apresenta Billy Idol na forma de dois heróis corpulentos. Talvez o tipo paramilitar (anarquista e agressivo) de Idol tenha inspirado os patriotas Guile e Ivan Drago.

Guile foi o personagem criado para representar os Estados Unidos no jogo Street Fighter II: The World Warrior, lançado em 1991. Ken Masters, apesar de também norte-americano, teve o seu visual inspirado no nipônico Ryu. O topete não engana: Guile é a versão em game para o astro do punkrock. Não bastasse o visual, dois aspectos são similares entre os nomes dos "heróis".
O primeiro nome de Billy Idol é William, exatamente o nome com o qual foi batizado Guile em sua versão cinematográfica, representado por Van Damme. A outra coincidência é referente às pronúncias do apelido de Billy Idol ("idle") e do sobrenome "Guile" (pronuncia-se "gaiou"). Ambas pronúncias denotam termos pejorativos - idle = vagabundagem; guile = trapaça.

Ivan Drago (Dolph Lundgren) entrou em 1985 para a franquia "Rocky", como o campeão da União Soviética, mas muita gente bradou que Billy Idol tinha aparecido para lutar com Rocky Balboa. Como Billy Idol tem bom humor (para aguentar a perpétua paródia, conhecida como Supla, não poderia ser diferente) em 1987 ele "banca" Ivan Drago no vídeo "To be a lover" (que você assiste no link ou na janela abaixo).
Nessa imagem do jogo Capcom vs. SNK, dá para perceber a ratificação da personalidade "Idol" de Guile.


0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex