NADA SE CRIA
terça-feira, 13 de novembro de 2007 by Anônimo
Continuação...
A parada é olhar pras obras desse cara e RIR, simplesmente RIR. Pode ser que a ação não chegue a ser consumada, mas a sensação de ver uma seqüência de representações de seres "gargalhadores" é contagiosa - é como ver alguém bocejando - dá vontade de rir junto.
O sorridente auto-retrato de Yue Minjun poderia ser considerado a mais notória expressão de arte contemporânea da China. Desde outubro, continuando até janeiro do próximo ano, Yue Minjun and the Symbolic Smile é a primeira exposição do artista chinês em um museu norte-americano - no caso, o Queens Museum of Art, localizado em Nova York. Minjun esteve na cidade para a abertura da mostra.
Yue Minjun aparece representado em várias pinturas, inclusive em um auto-retrato em que aparece coberto pela mácara da Mulher-Gato Halle Berry. O fator comum entre todos esses retratos é o invariável sorriso escancarado - expressão, paradoxalmente, pouco usual no rosto do artista.
A verdade é que o Sr. Minjun não tem muito por que fazer cara boa. Estão imitando o cara "à vera" por aí. O nome do "copião"? Usune Masatoshi.
Ah, e as inspirações do Sr. Masatoshi já foram mencionadas aqui no BHQ+. Ainda faltava mencionar de onde ele havia tirado aqueles sorrisos histéricos da maioria dos personagens de Desert Punk. FALTAVA.
Podem dizer que Yue Minjun fez graça com a coleção de bonequinhos do antigo imperador da China. Mas o que Usune Masatoshi fez... só tem graça para o próprio Desert Punk!