Eu SEMPRE disse.

Repete-se o clássico "quem conta um conto, aumenta um ponto"...

E talvez por causa de um desses tais pontos, o Cavaleiro das Trevas, o Homem-Morcego", por um negro (negro e, paradoxalmente, coloridíssimo) período, ficou conhecido como a "mariposa roxa".

O Batman do seriado televisivo, interpretado por Adam West, trajava um uniforme quase roxo, no qual aparecia uma expressão bonitinha pintada na máscara. Essa infame indumentália não existiu apenas por conta da mente debochada dos produtores da série. Existiu porque houve uma tentativa frustrada de adaptar literalmente a estética dos quadrinhos para á telinha.

Nos quadrinhos o uniforme do Batman era preto e sempre fora assim. Alias, o trecho abaixo, que aparece na íntegra neste link, explica bem melhor esse grande mal-entendido que culminou em difamar o temido BATMAN:

O esquema de cores – embora hoje em dia todos pensem no uniforme do Homem-Aranha como "vermelho e azul", ele foi pensado originalmente como vermelho e... Preto! O que aconteceu foi precisamente o mesmo que fez com que o capuz do Batman (negro durante sua primeira aparição e eventualmente "convertido" para azul) mudasse de cor. Na época, com uma limitada paleta de cores disponível, o azul "chapado" era utilizado para determinar a reflexão de luz no uniforme, assim várias seções da parte preta do uniforme ficaram azuis. Com o tempo, Ditko (que não tinha arte-finalista para fazer esse trabalho por ele) foi colocando cada vez menos preto no uniforme, que ficava com áreas azuis ainda maiores. Logo o uniforme ficou vermelho e azul mesmo, e assim continua apesar dos esforços ocasionais de alguns artistas (como Erik Larsen e John Byrne) que tentam restituir o negro do uniforme a seu devido lugar. Sem sucesso.

PS. Vale lembrar que também o Fantasma foi sacaneado pelos problemas técnicos com cores. O seu famigerado roxo teria sido vermelho se não fossem a dificuldades de se obter a coloração precisa durante o processo de impressão.

0 comentários:

Disqus

comments powered by Disqus

BHQMais.com por Simplex