Nada se cria...
sexta-feira, 11 de agosto de 2006 by Anônimo
A SUPREMA TRINDADE
Tá certo: Jor-El é o PAI, Kal-El é o FILHO... mas e o Espírito Santo?!
Também o Espírito Santo está presente na mitologia do SUPERMAN. Recapitulando...
Quando Deus enviou seu único filho à Terra, este não veio desacompanhado. Tal como o Espírito Santo adentrou o corpo de Maria para que esta desse à luz ao menino santificado, o Erradicador foi enviado à Terra para servir de base à formação cultural do Superman. O Espirito Santo germina Maria. O Erradicador germina a Terra: da Antártida (dependendo do roteirista, do Ártico) brota a fabulosa Fortaleza da Solidão, o legado kryptoniano a Superman.
Os diretores dos filmes do Superman decidiram-se pelo cristal: é ele que contém a herança kryptoniana... é o cristal que toca o solo e que recria a Terra à imagem e semelhança de Krypton. É o cristal, que combinado com outros, fornece a Kal-El uma gama de informações sobre quem ele é e qual é a sua missão. O cristal é a essência do Superman. E nos quadrinhos o simplista cristal é conhecido como Erradicador.
O Erradicador foi um artefato criado milênios antes do nascimento do Superman. Um cientista do clã El foi o responsável pelo constructo, sendo assim, mesmo após muito tempo este permaneceu em família. Com o advento do cataclisma de Krypton, Jor-El enviou sem bebê à Terra, mas ele não iria sozinho. Em sua nave, o acompanhava o Erradicador, uma espécie de supercomputador miniturizado.
Então Superman é adotado e o Erradicador só vem a inciar sua missão no início da fase adulta de Clark. É ele que conscientiza Clark Kent de sua "santidade". O Erradicador chega a tomar posse da consciência de Superman em alguns momentos. Quando influenciado por sua herância kryptoniana, o homem-de-aço passou a expressar sentimentos claramente fascistas. Em um dos SUPERMANs interpertados por Christopher Reeve, o personagem principal se divide entre duas personalidades, causa da influência maligna de uma nova kryptonita. O mesmo fato poderia ter sido explicado melhor se o diretor optasse pela referência ao Erradicador.
Ironicamente o Erradicador torna-se um grande inimigo do Superman, pois a programação do artefato conflitua com os planos de paz e felicidade de Clark na Terra. De alguma forma, que não me lembro como (alguem comente por favor), o Erradicador cria um corpo para si. Entre as imagens mostradas, o exemplo é a figura em que o Erradicador está com uniforme azul e preto.
Em outro momento o Erradicador salva (Espírito Santo!) o Superman da morte (Santo mesmo!) e enquanto o herói se recupera, resolve atuar com o emblema do "S" (foto com fundo verde). Após a experiência como Superman, o Erradicador toma gosto pela vida de herói e passa a atuar com uma formação própria, The Outsiders (o exemplo é o desenho onde o Erradicador dispara rajada). Ultimamente vi o personagem com um novo uniforme e capuz, em preto, com detalhes em vermelho (mais uma vez com o emblema do "S", o que retifica o que o Régis disse a respeito do "S" realmente significar um emblema da dinastia dos El).
Só retificando a origem do Erradicador, ele não veio com o Superman em sua nave. Na verdade, ele foi encontrado por Superman quando de seu exílio auto-imposto em virtude do assassinato de 3 kryptonianos que ameaçavam destruir a Terra.Enquanto estava preso no mundo bélico de Mongul, um personagem do passado de Krypton chamado Clérigo guardava o artefato justamente para ser entregue ao ultimo kryptoniano vivo, por coincidência era o superman.Quando ao corpo criado pelo Erradicador, ele havia tentado assumir o corpo de Kal-el,mas este o rejeitou,então como a programação principal era manter a vida Kryptoniana, ele construiu seu corpo utilizando-se da laje de bronze do teto do mausoléu do superman.
Ao assumir a forma de kal-el, ele começou a experimentar emoções humanas o que fez com que ele passasse a agir como Superman.