SURPRESA!
segunda-feira, 24 de julho de 2006 by Anônimo
Ontem foi domingo e não encontrei opção melhor do que me atualizar no quesito cinema. Havia perdido todas as estréias e ainda saíram de cartaz X-MEN III e POSEIDON (está em cartaz em uma única "sala"). Estava contentíssimo em ver o novo PIRATAS DO CARIBE (na espectativa de que os Stones aceitem participar do terceiro filme) e escolhi uma camisa de caveira para participar da pirataria...
Hora de ir ao cinema
Lá vou eu e já me ocorre o meu primeiro desfalque... Chilunguinha, minha irmã caçula desiste de ir ao cinema pora conversar com uns neguzins no pátio do prédio... Já fico chateado. Sigo minha empreitada e percebo que as entradas para os PIRATAS já estava esgotada...
O que fazer?
Pergunto à moça do caixa quais as opções. Viria uma animação chamada "Os Sem-Floresta" em dez minutos... me lembro de um divertido trailer duma Chapeuzinho Vermelho amalucada no meio duma floresta e julgo ser ESTE o filme.
Não era
ERA MMMUIIIITO MELHOR! ;-P
Fácil notar que o filme é uma fábula bastante crítica do consumismo em que vivemos. É uma trama bastante complexa... são vários os vilões (o Urso, a síndica do condomínio, o exterminador de animais), mas apenas um deles consegui classificar com precisão: o anti-herói GUAXINIM.
É muito interessante este personagem. Originalmente dublado por Bruce Willis, o guaxinim RJ é a personificação (animalização?!) das mídias. Ele age como porta-estandarte da indústria alimentífica, das facilidades que esta leva aos consumidores, e propaga também os benefícios da acomodada civilização moderna. Atrás do interesse do midiático guaxinim está a gula ambiciosa e insaciável do ursão Vincent. Vicent pode ser interpretado como os interesses (políticos, econômicos...) que movem os meios de comunicação de forma a convencer a população a adotar determinada postura. E quem é esta população? Exatamente os bichinhos "sem-floresta", aqueles que não estavam tão bem adaptados ao meio urbano como o aristocrático gato persa ou com o gatuno RJ. (A ligação entre Vincent e RJ lembra também a associação que o personagem de George Clonney teve que fazer com o de Andy Garcia: após roubar o cassino deste teria que roubar um outro para devolver tudo de volta.)
A moral é que o filme defende os valores familiares. O tartaruga Verne é o paizão da bicharada. E como uma mãe, ele alerta os seus "filhotes" dos perigos de se aventurarem em busca das facilidades vendidas pela propaganda do guaxinim.
Política e animais? É a Revolução dos Bichos?
Mas não é este um BLOG sobre QUARINHOS & cia.?!
Sim! Portanto falemos de quadrinhos agora! Aliás, "Os Sem -Floresta" é praticamente uma paródia aos super-heróis!
Começando pelo RJ... temos nada mais, nada menos que uma miniaturização do Batman. Primeiramente as características físicas... orelha de morcego... CONFERE (as orelhinhas pontudas e negras do guaxinim), máscara negra... CONFERE (a todo momento a gambá Estela comenta a respeito da "máscara de RJ). Para completar o uniforme, só faltava a capa... mas eu nunca vi um guaxinum voador... E Batman que se preze conta com um bom cinto de utilizades... o guaxinim tem a sua mochila-de-golf-de-utilidades. Aliás, a cena inicial é muito quadrinesca. RJ retira de sua mochilinha uma vara com carretel e a utiliza para galgar uma alta montanha... tal como o bom Batboy faria.
Para um Batman, faz-se necessário um Robin... E é o no que Hammy se transforma na companhia de RJ. A relação dos dois é bichosa, tendo RJ que repudiar os abraços melosos de Hammy a todo momento. Posteriormente, RJ encarrega Hammy de atuar sob sua supervisão durante um trabalho perigosíssimo. Os trejeitos já eram percebidos... mas se faz mais convincente quando o hiperativo esquilinho emborca uma lata de energético. Neste momento temos o Flash. O esquilinho age tão rápido que o tempo parece estar parado (Lembra-se dos poderes temporais do herói super-rápido da DC?).
Temos Batman e Robin... Se faltava algo, não falta mais. Treinada pelo faceiro guaxinim, a gambá Estela torna-se a gatinha Estela. Com um visual bem próximo de uma das fantasias da vilã Mulher-Gato, a agora sedutora Estela ajuda o guaxinim em seu plano de roubo.
E finalmente, o líder em paralelo da equipe... Ajax. Nem é preciso dizer quem, né?
PS. após ler (Ver... qual será a desiginação para quem desfruta das histórias-em-quadrinhos?) a obra BATMAN - GUERRA AO CRIME, notei o quanto Bruce Wayne tem em comum com Bruce Willys (o nome ´somente notei agora que escrevi ambos). Interessante saber que B.W. dublou uma singela paródia do Homem-Morcego. ;-P